Como justificar o voto no exterior?

Como justificar o voto no exterior?

Para justificar o voto no exterior o eleitor deve preencher o formulário de justificativa da Justiça Eleitoral e entregá-lo em um órgão diplomático do Brasil (como o Consulado do Brasil) ou encaminhá-lo para a zona eleitoral onde é inscrito. É preciso juntar um comprovante do motivo da ausência na eleição.

Quais são os comprovantes que justificam a ausência do voto?

Os comprovantes que justifiquem a ausência do voto devem provar que o eleitor está no exterior no dia da votação e podem ser: o bilhete de passagem, carimbo de entrada ou saída em outro país, matrícula em alguma instituição de ensino no exterior ou contrato de trabalho.

Como justificar o voto nas eleições de 2020?

Quais são os canais para justificar o voto nas eleições de 2020? O eleitor pode justificar a ausência nas eleições deste ano pelo aplicativo e-Título, pela internet – no Sistema Justifica – ou nas próprias seções de votação, caso esteja fora de seu domicílio eleitoral.

Como justificar o voto no primeiro turno?

Durante o primeiro turno, realizado no dia 15 de novembro, o aplicativo e-Título, que pode ser utilizado para a justificativa, sofreu instabilidades e, com isso, muitos eleitores não conseguiram justificar o voto. Quem não conseguiu fazer a justificativa no primeiro turno tem até o dia 14 de janeiro de 2021 para fazê-lo.